Blog
Abrir o próprio negócio ou trocar de emprego? Qual o melhor caminho?
- 9 de novembro de 2020

E se eu fosse dono do meu próprio negócio? Com certeza, essa frase já passou pela sua cabeça.
Esta dúvida surge diariamente para muitos profissionais, ainda mais em tempos que o mercado de trabalho encontra-se tão incerto.
Antigamente, o mais importante para um profissional, independente da sua área de atuação, era construir uma carreira sólida e longa dentro de uma empresa. Ainda existem pessoas que priorizam este tipo de emprego e está tudo bem. Porém, principalmente na parcela jovem da população, atualmente se lançar ao mundo dos negócios como empreendedor tem feito profissionais de diversas áreas sonharem.
Mas, qual dessas duas formas se encaixa mais no seu perfil? Você sabe? Já parou para pensar? Então para te ajudar, separamos as vantagens e desvantagens de ser funcionário e empreendedor.
Empreender
Mesmo com toda a onda de novos empreendimentos que estamos vivendo, é preciso estar ciente que este modelo de trabalho traz consigo riscos e grandes chances de falha. Você será o único responsável, pelo menos no início, pelo sucesso da sua empresa e seu rendimento é que vai definir quanto você vai conseguir ganhar. Muitos especialistas afirmam que empreender é pra quem tem o gene empreendedor, e vê em tudo uma oportunidade.
Você ser o responsável pelo seu futuro, assusta, mas traz uma sensação de liberdade que nenhum emprego corporativo vai lhe proporcionar. Liberdade de horário, de fazer as próprias escolhas e de tomar as decisões que acredita ser mais coerente para a sua empresa;
CLT
A palavra chave de ser um colaborador, e o que atrai muitos profissionais, é: estabilidade. Saber que você tem algumas garantias caso perca o emprego, que ao longo dele conta com benefícios garantidos por lei e que pode planejar a longo prazo com uma margem de erro muito menor do que um empreendedor é o que ainda faz com que muitos profissionais, principalmente mais velho, optem por um emprego de carteira assinada.
Porém, mesmo com certa autonomia, você faz parte de uma engrenagem, e será – por bastante tempo – subordinado à alguém, sem poder tomar decisões mais importantes e definitivas.
Agora que você sabe as vantagens e desvantagens das formas mais tradicionais de trabalho e, provavelmente, já se identificou com alguma delas, saiba se você deve arriscar mudar de emprego para ganhar mais.
Os comentários estão encerrados.