Blog
Desemprego: As principais dificuldades de quem procura novas oportunidades no mercado
- 16 de setembro de 2020

Hoje, o desemprego atinge uma grande parcela da população brasileira e, por isso, nós já comentamos aqui sobre os caminhos que você pode seguir para sair dele. Porém, a busca por uma nova colocação no mercado guarda algumas dificuldades.
Você sabia que só 20% das vagas de uma empresa são divulgadas ao grande público? Os 80% restantes são preenchidas sempre através de indicação, o famoso boca a boca. Por isso, se você ficou desempregado, está mais do que na hora de ativar os seus contatos profissionais e avisar que está em busca de uma recolocação.
O cenário é ainda mais difícil quando o assunto são cargos muito específicos, que exigem algum tipo de especialização. Por isso é sempre muito importante que você continue capacitando-se e buscando novos conhecimentos. Os cursos profissionalizantes são uma boa saída, pois possuem uma curta duração, o que é perfeito para quem tem urgência, e principalmente, seguem a necessidade do mercado de trabalho. Ou seja, as áreas que mais precisam de profissionais capacitados são as que esses cursos atendem.
Antes de sair se candidatando para todas as vagas que você vê pela frente, calma. Faça uma pausa e organize os seus objetivos. A área onde possui mais conhecimento, por exemplo, você pode investir em cursos de atualização, rever alguns conceitos e focar nela. As chances de ser chamado para uma entrevista são bem maiores.
E lembre-se, o seu currículo precisa estar sempre bem atualizado. Às vezes, quando estamos há muito tempo em uma empresa, esquecemos de inserir nele algum curso ou até mesmo uma nova função que desempenhamos. Então, agora é a hora de tirá-lo da gaveta e dar aquela repaginada.
O momento atual do Brasil gerou muito desemprego, mas também muitas oportunidades, saiba como aproveitá-las no nosso próximo conteúdo: Home office, pandemia e desemprego: Entenda porque os cursos profissionalizantes estão em alta.