Blog
Empresa familiar: armadilha ou salvação?
- 23 de novembro de 2020

As empresas familiares são realidade no mercado brasileiro. Grande parte das companhias e empreendimentos são geridos por sócios que têm algum vínculo familiar, e é aqui que mora o perigo. Muitas empresas em que os sócios são parte da mesma família não vão pra frente ou fecham por que não sabem diferenciar o relacionamento familiar e o empresarial, e acabam tendo problemas internos significativos.
Mas afinal, uma empresa familiar é uma armadilha ou salvação? Para responder essa pergunta separamos algumas vantagens de desvantagens desse tipo de negócio:
Vantagens
Lealdade: teoricamente, uma empresa familiar desfruta da lealdade dos membros, o que facilita a criação de um ambiente onde todos se dedicam de coração por um bem maior que é o desenvolvimento saudável da empresa.
Intimidade: Em alguns momentos, é possível criar um ambiente mais informal devido a intimidade entre os sócios, o que torna tudo mais ágil e menos burocrático e tem ainda o fato de que é prazeroso se trabalhar com quem se ama.
Valores comuns: os membros de uma família tendem a ter os mesmos valores, servindo como pilares na busca das metas comuns.
Desvantagens
Conflitos: Quando os conflitos rompem a barreira indo da família para a empresa ou vice e versa é hora de dialogar e encontrar o lugar de cada conflito, e resolvê-los no ambiente certo.
Ausência de processo de sucessão: Quando a empresa é grande o processo de sucessão é um tema importante a ser tratado. O fato de ser herdeiro não torna alguém com as competências necessárias para liderar pessoas e projetos. Solução? Planejamento de sucessão.
Desorganização nos processos internos: às vezes a intimidade torna o processo tão informal que traz prejuízos para a empresa. Solução? Procedimentos claros e definição de papéis.
Aprenda como administrar um negócio familiar com segurança através de um curso profissionalizante