Blog
Empresa familiar: dificuldades no relacionamento entre os sócios
- 25 de novembro de 2020

As empresas familiares são uma realidade no Brasil. Podem ser desde uma grande indústria que foi passado de geração em geração, ou uma ideia que surgiu entre duas pessoas da família e foi tirada do papel. Mesmo que seja comum, não é nada fácil misturar as relações pessoais com as profissionais. Muitas vezes, isso pode acarretar no fechamento do negócio ou até no rompimento das relações familiares.
As empresas familiares representam grande parte das companhias brasileiras,e a maior dificuldade é administrar o relacionamento entre os sócios. Essa dinâmica de administrar um negócio e administrar a família em si pode gerar alguns problemas, e é por isso que o planejamento e a definição de papéis são muito importante.
Separamos algumas dicas que você precisa estar atento caso esteja pensando em abrir uma empresa familiar, ou já tenha e está enfrentando dificuldades:
- Divisão de papéis
Como já comentamos, o primeiro passo é a definir o papel de cada sócio.
Ao definir os papéis, você consegue facilitar a tomada de decisões e principalmente na cobrança de responsabilidades.
- Separe o relacionamento pessoal do profissional
Um dos maiores problemas quando se trata de empresas familiares é a mistura nos relacionamentos. Isso influencia diretamente na imagem que empresa passa para os demais funcionários, pois quando esses relacionamentos estão bem definidos isso gera credibilidade.
- Não misture as contas pessoais com as da empresa
Tão importante quando a separação do relacionamento é a separação das contas. Em hipótese alguma as contas da empresa devem ser vinculadas com as pessoais, ou usar uma conta pessoal como se fosse a da empresa. Vai chegar uma hora que você não conseguirá distinguir quais são os seus recebimentos, e quais são os da empresa.
Então já sabe, se está pensando em abrir uma empresa familiar ou já possui uma e está com problema, atente-se nessas dicas para melhorar o desenvolvimento da sua empresa e o seu relacionamento com os seus sócios/familiares.