Blog
Gestão de empresas familiares: desafios e estratégias
- 26 de novembro de 2020

Dentre os principais motivos que dificultam a gestão de uma empresa familiar, estão os conflitos de interesse entre os próprios familiares sobre o futuro do empreendimento, além da tomada de decisões importantes. Quando os sócios têm ideias diferentes sobre o que desejam para o negócio, a relação familiar acaba se sobressaindo e algumas decisões são tomadas por este lado.
Uma empresa familiar pode ser um negócio que vem passando de geração em geração, para membros da família ou aquelas criadas por 2 ou mais pessoas de uma mesma família. Essas empresas podem ou não contar com a ajuda de administradores profissionais.
Fica claro, então, que é preciso antes de tudo ter um planejamento na gestão de uma empresa familiar, visando sempre minimizar os problemas e conflitos que possam acontecer. Pensando nisso, separamos alguns passos que você deve ficar atento caso esteja abrindo um novo negócio com a sua família ou já o possua:
Defina metas e objetivos
Deixe claro a visão, as metas e os objetivos que deseja alcançar. Determine a importância do envolvimento da família na liderança da empresa e qual o papel de cada um. Se necessário, traga profissionais de fora para agregar.
Estabeleça um processo de tomada de decisão
Defina o papel de cada sócio e faça com que cada um mantenha-se na sua área. É muito importante que essa divisão seja feita, para que na hora da tomada de decisão todos tenham o conhecimento pleno da sua área, podendo haver o entendimento de quem é responsável pelo quê.
Crie um planejamento
Como comentamos, o planejamento deve ser a primeira coisa a ser feita em qualquer empresa, e principalmente numa empresa familiar. É nele que você e seus sócios se baseiam para tomar as decisões referente a empresa, focando sempre nos objetivos traçados no planejamento.
Confira ainda “7 dicas para conciliar trabalho e família”