Blog
Muito serviço e pouco dinheiro? Saiba que o problema pode estar no orçamento
- 20 de outubro de 2020

Você sente que tem muito trabalho, porém a sua rentabilidade não está correspondendo às horas trabalhadas? O problema pode estar na forma como você calcula e cobra pelos seus serviços. O orçamento é uma parte muito importante, que deve ser executada com cuidado e planejamento.
Calcular o orçamento para a prestação de um serviço pode ser um desafio para qualquer profissional. Muitas vezes é ele que determina se o seu possível cliente vai ou não lhe contratar. Porém, é muito importante valorizar o seu trabalho e cobrar o preço justo.
Orçamento é a soma de todos os gastos para a execução dos seus serviços, ele geralmente é estipulado pela soma dos custos diretos e indiretos, impostos, e claro, o lucro que você espera receber. Então, para enviar um orçamento completo para seu possível cliente, você deve incluir todos os gastos como: materiais, ferramentas (caso seja necessário adquirir alguma nova para a execução do serviço), logística e a própria mão de obra.
Então se você está recebendo pouco e trabalhando bastante, separamos algumas vantagens de ter um orçamento bem estruturado e justo:
- Controle de gastos;
- Maior poder de negociação com fornecedores;
- Controle do tempo de entrega;
- Menos desperdícios;
- Garantia de lucro.
Pensar no serviço em etapas pode facilitar bastante, pois ao colocar todos os gastos no papel, você vai conseguir visualizar melhor o que realmente irá precisar. O valor da mão de obra é muito importante para definir o seu valor final.
Ou seja, um orçamento bem planejado, vai te auxiliar a cobrar um valor justo e adequado pelos seus serviços, permitindo que você receba a quantia correta. Fazendo com que a ideia de trabalhar demais e ganhar pouco seja resolvido.