Blog
Negócios promissores morrem logo no início pela ausência de foco na venda. Não seja uma vítima
- 2 de dezembro de 2020

Se você está na fase inicial do seu negócio e ainda não estruturou o seu processo de vendas, este artigo é para você.
Em um mundo globalizado, com uma concorrência ainda mais acirrada, os desafios da área de vendas também se reformularam.
Muitos negócios com grande potencial, fecham ou não vingam por não possuir o processo ou setor de vendas bem definido. Como já comentamos, mesmo que seu negócio seja pequeno, essas dicas também são para você.
Decida qual modelo implantar
O primeiro passo é definir qual o modelo de processo de vendas você vai implementar, se será uma equipe ou só você.
- Vendas de campo
É o modelo mais tradicional. Neste modelo os vendedores se encontram com os clientes presencialmente, fazendo reuniões e visitas.
- Venda internas:
O contato com o cliente se dá dentro da própria empresa, seja através de telefonemas, e-mails ou videochamadas.
- Vendas diretas ou autosserviço:
Essa é a opção onde praticamente não há envolvimento de seus vendedores e os clientes realizam a compra “sozinhos”, por conta própria.
Crie Métricas
A criação de métricas viáveis e constantes, ou seja, semanais e mensais, vai te ajudar a prever problemas antes que eles aconteçam e conseguir resolvê-los sem maiores prejuízos.
As métricas do seu comercial precisam ser reais e possíveis. De nada adianta aplicar e implementar uma meta sabendo que ela não é possível, isso só gerará um desconforto no responsável, e sensação de frustração.
Invista na capacitação frequente
Hoje, há cada vez menos espaço para empresas que não acompanham as mudanças e do mercado, principalmente no setor de vendas, ou que permaneçam estáticas no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.