Blog
Os principais riscos e desafios de trabalhar por conta própria.
- 14 de agosto de 2020

Largar um emprego e começar a trabalhar por conta própria é um passo e tanto. É preciso planejamento, dedicação e acima de tudo, certeza que você está pronto para começar a ser seu próprio chefe.
Para conferir as vantagens do trabalho autônomo confira o nosso conteúdo sobre Como trabalhar por conta própria e garantir uma renda extra. Pronto para a nova realidade?
Mas a partir do momento que essa decisão é tomada, você precisa colocar na balança os prós, os contras e todos os desafios e riscos que vem a partir dela. Por isso separamos alguns desafios que você precisa ficar atento na hora de começar a trabalhar por conta própria.
Os primeiros meses são sempre os mais complicados, pois você precisa promover o seu negócio e provar que é um bom profissional e para isso acontecer podemos citar outro desafio: de manter-se atualizado e estudando. Você vai precisar exercer atividades de todas as áreas da sua empresa, a parte de vendas, finanças, administrativas e o estudo é o seu melhor amigo neste quesito.
Trabalhador autônomo tem muita liberdade, pois o horário de trabalho não é obrigatoriamente o comercial e é você mesmo que define o seu expediente. Porém com a liberdade vem o maior número de horas trabalhadas. Você é um só e precisa entregar as suas demandas e este é um ponto que precisa ser avaliado.
Finanças, esse é o bicho papão de muitos negócios nos primeiros meses. Um bom planejamento financeiro é imprescindível para quem deseja trabalhar como autônomo. Aqui você pode pedir ajuda de um profissional, pois tendo essa questão definida, já possui meio caminho andado para colocar o seu negócio em prática.
Então nós listamos algumas coisas que você precisa saber antes de começar:
- PRECIFICAR: Muitas pessoas não têm conhecimento sobre essa parte e podem se perder na hora de cobrar pelo seus serviços ou produtos. O valor final de venda não é o único número importante a ser considerado, é preciso conhecer custos/gastos e saber formar corretamente o preço.
- MODALIDADE DE TRABALHO: Depois de escolher a área que você vai atuar é preciso formalizar, o mais indicado é sempre o MEI (microempreendedor), onde o valor de impostos é mais baixo e permite a emissão de nota fiscal.
- PREPARE-SE FINANCEIRAMENTE: Tenha sempre em mente duas coisas: você vai precisar de um investimento e a sua remuneração vai depender só do seu esforço
- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS: A qualidade do seu trabalho depende diretamente das ferramentas que você tem à disposição.
- ESPECIALIZA-SE: A especialização te permite tanto melhorar na sua área de atuação quando abre um leque de opções para você atuar.
Em um mercado extremamente competitivo, manter-se atualizado é fundamental para não perder espaço e nem oportunidades. É por isso que a especialização é cada vez mais procurada por profissionais que desejam se destacar na sua área de atuação. Além de gerar um diferencial competitivo a especialização pode garantir um aumento na remuneração.
Ainda não sabe como começar a investir no seu crescimento profissional? Leia o nosso blog sobre os melhores cursos profissionalizantes para você iniciar o seu negócio e trabalhar por conta própria.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe esse post na sua rede social e ajuda mais pessoas a manter-se informado.
Os comentários estão encerrados.