Blog
Preço certo. Você sabe quanto vale o seu serviço?
- 5 de novembro de 2020

Você sabe quanto vale o seu serviço?
Essa é a pergunta que assombra a maioria dos profissionais autônomos do país. Estipular quanto vale a execução de um serviço é muito difícil, pois existe sempre o receio de estar cobrando muito e assim os clientes não o contratarem, ou cobrar um valor muito abaixo e acabar tendo muito trabalho por um valor que não é significativo.
Então, para que você possa cobrar um preço justo para os dois lados, com a segurança de que não está trabalhando “de graça” e nem cobrando demais, separamos alguns pontos que você precisa analisar na hora de fechar o seu preço.
- Analise o preço cobrado pelos concorrentes
Sim, você precisa saber e avaliar quanto os seus concorrentes estão cobrando. Até por que, é com eles que você irá “competir” pelo seu cliente. A partir disso você tem 2 caminhos à seguir: o primeiro é o de cobrar mais barato que eles, para tentar conquistar os clientes que não fecharam por conta de preço, porém o seu preço não deve ser MUITO abaixo, isso demonstra insegurança. O segundo caminho é cobrar mais caro, porém você precisa apresentar e deixar claro os seus diferenciais.
- Anote todos os seus custo
O primeiro passo para cobrar um valor justo é saber quais são exatamente os seus custos, por isso é muito importante você fazer uma lista com estes custos para conseguir visualizar de forma mais clara.
- Valorize a sua experiência
Experiência conta sim como fator importante na hora de precificar o seu serviço. É através dela que você irá demonstrar os seus diferenciais e justificar o seu preço para o seu possível cliente.
- Coloque no papel os seus investimentos
Dilua no seu preço final todos os investimentos que você precisou fazer para começar o seu negócio, como por exemplo: ferramentas que precisou comprar, cursos que precisou fazer e até se possui um local fixo, esses investimentos devem ser incluídos no seu preço.
É muito importante nessas horas, não ter medo de cobrar um valor justo e saiba os sinais que apontam que você está trabalhando de graça.