Blog
Profissão: Autônomo. Conheça profissões em alta!
- 14 de agosto de 2020

O número de profissionais autônomos cresce a cada dia no Brasil. Tornando-se muitas vezes a saída para o desemprego que assola o nosso país, hoje são mais 38 milhões de pessoas que atuam como microempreendedores, trabalhadores liberais ou autônomos.
Mas afinal, que funções se enquadram nesse tipo de trabalho?
Autônomas são aquelas atividades em que o profissional não tem nenhum vínculo trabalhista com uma empresa, e assume os próprios riscos do seu ofício. Além disso, permite que o mesmo tenha total autonomia sobre as decisões relacionadas ao modo de trabalhar. Você se torna um prestador de serviços, o que não envolve exclusividade, abrindo um leque de opções e oportunidades de renda.
O fato é que muitas pessoas têm recorrido ao trabalho autônomo como uma maneira de vencer a crise e encontrar mais oportunidades de garantir a renda no final do mês, mas também existe o lado voltado à qualidade de vida, pois sendo seu próprio chefe você faz os seus horários e o seu rendimento depende apenas do seu esforço e dedicação, o que traz mais satisfação pro dia a dia.
As vantagens dessa forma de trabalho são inúmeras, como a possibilidade de conciliar a carreira com a família e lazer, tendo mais tempo livre para aproveitar esses momentos. Dependendo da área escolhida, pode trabalhar de casa evitando o trânsito das cidades grandes, e a flexibilidade de horários são pontos positivos.
Mas é preciso ficar atento pois ao escolher trabalhar por conta própria, você deixará de ganhar as garantias oferecidas pelas contratações no modo CLT como 13º ou férias garantidas. Mas com um bom planejamento e controle financeiro, o profissional autônomo pode até ganhar mais do que se contratado por terceiros.
Então separamos algumas áreas que vale a pena investir na carreira de autônomo:
Manutenção residencial
Profissional em ar condicionado
Profissional em refrigeração residencial e comercial
Sistemas de segurança
Manutenção de máquina de lavar roupas
Setor automotivo
Aplicador de película e envelopamento
Profissional de ar condicionado veicular
Profissional em geometria e balanceamento
As áreas de atuação do trabalhador autônomo são bem amplas, o que garante uma boa oportunidade de você garantir uma renda considerável no final do mês. É importante também ter em mente que quanto mais qualificado for o seu serviço, melhor você será remunerado por ele, então a capacitação profissional deve estar sempre em dia.
Saiba mais sobre a importância de fazer um curso profissionalizante no nosso conteúdo: conheça os melhores cursos profissionalizantes para você iniciar o seu negócio e trabalhar por conta própria.
Gostou desse post? No nosso blog tem muito mais conteúdo gratuito que vai te ajudar.
Os comentários estão encerrados.