Blog
Profissional Autônomo: Conheça os sinais de que você está trabalhando de graça.
- 5 de novembro de 2020

O maior medo de todo profissional autônomo é se dar conta de que está trabalhando praticamente de graça, com muito trabalho e pouca remuneração. Existem 2 pensamentos quando assunto é quanto cobrar por um serviço. O primeiro é: cobrar mais valoriza a profissão. O segundo é: cobrar menos deve ser uma estratégia para quem não tem experiência.
Então, antes de qualquer coisa, separamos alguns aspectos que são levados em conta quando profissionais fazem o seu preço.
Quem cobra mais, geralmente oferece:
- Um produto com maior qualidade
- Mais profissionalismo
- Tem mais experiência
- Tem um diferencial de mercado
- Utiliza ferramentas melhores.
E os aspectos levados em conta por quem cobra menos, geralmente são associados a fatores diferentes como:
- Menos custos para o cliente
- Menor nível de experiência
- Poucos trabalhos executados até então
- Menor qualidade
Lembrando sempre que, esta é uma ideia geral, não é uma regra. Então, na hora de avaliar se está “trabalhando de graça”, você deve se perguntar qual o seu nível de experiência na área em que deseja atuar em relação aos seus concorrentes. Querendo ou não, é com eles que você irá disputar os clientes, então ter o pé no chão e entender que, se você está no começo, não tem problema cobrar um pouco abaixo e ir reajustando o seu valor conforme executa mais trabalhos.
Pensando então em como podemos te ajudar a passar por esta fase sem muitos problemas e de forma mais tranquilas separamos algumas dicas de como passar um orçamento de serviços de manutenção.