Blog
Sem um plano de negócios, nem comece! Isso pode te trazer prejuízos
- 20 de novembro de 2020

Primeiro de tudo, você sabe o que é um plano de negócio? E por que ele é tão importante na hora de você montar o seu empreendimento? Não confunda plano de negócios com o seu planejamento, são coisas distintas que se complementam na hora da criação do seu negócio.
De acordo com definição do Sebrae, um plano de negócios, “descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.”
O plano de negócio vai te ajudar a entender se a sua ideia de empreendimento é viável e auxiliará na busca por informações mais detalhadas sobre o setor, clientes, concorrentes e fornecedores. Um dos principais benefícios de elaborar um plano de negócios é descobrir os pontos fortes e fracos dessa nova ideia.
Até aqui você já consegue ter uma dimensão da importância do plano de negócio, e como ele merece uma atenção especial se você está desejando empreender. Como comentamos no início deste artigo, o plano de negócio ele será uma ferramenta para te auxiliar no seu planejamento
Mas então, por onde começar? Calma, que vamos te ajudar.
A ideia central do negócio é sempre o seu ponto de partida. Mas as vezes, não é o suficiente para que você consiga criar um bom planejamento. É preciso colocar no papel e visualizar, quais serão os seus produtos ou serviços, quem são os seus clientes, qual o lucro que você deseja obter, e em quanto tempo espera ter este retorno.
Com isso detalhado, você precisa saber sobre o setor que deseja inserir o seu negócio. Então é a hora de analisar seus concorrentes, seus possíveis parceiros e como que está se comportando o segmento desejado. Outra parte importante é: como você irá divulgar o seu trabalho, ou negócio. Ter isso em mente faz parte do plano de negócios.
Com o plano de negócios finalizado e em mãos, o você deve então partir para a gestão da empresa. A partir de agora, o processo pode ser extremamente dinâmico e as etapas devem ser revistas a qualquer momento. Caberá ao empreendedor revisar e atualizar o plano de negócios periodicamente.